OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

domingo, 17 de fevereiro de 2013

JEJUAR - O QUE SIGNIFICA? - Por Vicente Almeida

VOCÊ SABE REALMENTE O QUE SIGNIFICA JEJUAR? 

A partir desta Quarta Feira de Cinzas entramos no período quaresmal, aquele que antecede a semana santa, a Paixão de Cristo. E nestes quarenta dias, muita gente se propõe a jejuar.

Infelizmente nem todas as pessoas se interessam em entender o que realmente significa jejuar. Acham que é simplesmente deixando de se alimentar por algumas horas. Mas esta atitude não corresponda aos verdadeiros ensinamentos legados pelo Criador, através de seus mensageiros.

E nesta esteira de erros milenares queremos ressaltar aqui o JEJUM que tantos cristãos praticam simplesmente se abstendo temporariamente do alimento necessário à vida, sem contudo associar esse ato, a intenção de beneficiar alguém.

Deixar de se alimentar espontaneamente, apenas para cumprir uma tradição milenar, sem destinar sua refeição a um necessitado, não é JEJUAR. Não há mérito algum em suspender a própria alimentação, com o propósito de agradar a Deus. Além do mais há um agravante, após o jejum, o que se consome é quase um banquete.

Acreditamos que no princípio, quando os profetas mencionavam o jejum, e quando Jesus e os apóstolos, falavam ou aconselhavam essa prática, havia um objetivo com maior alcance. Essa abstenção ou privação devia de fato resultar em benefício de alguém ou de alguma causa que saneasse dificuldades pessoais ou coletivas, ou ainda como agradecimento a Deus por graças recebidas.

A própria Bíblia ensina que jejuar, não é somente se abster de alimento. Há muitas formas de jejuar, mas essa prática, não deve se limitar somente ao período quaresmal, faça-o em qualquer dia do ano.

Entendemos que jejuar é abster-se, é privar-se de algo em benefício de alguém. Que tal se de vez em quando jejuássemos de uma forma diferente e bem mais produtiva?

Experimente jejuar por um dia, e quando decidir:

Nesse dia não evite se alimentar. Como já disse, essa prática não é meritória diante de Deus por que as pessoas sempre dizem ou demonstram que estão jejuando para que todos saibam, e assim o ato é nulo, sem eficácia.

Seu jejum teria grande mérito se fosse voltado para beneficiar ou proteger alguém, e isto é possível ao abandonar o orgulho, a vaidade, a cobiça ou qualquer outra atitude danosa ao seu semelhante:

PODERÍAMOS:

Evitar julgar as pessoas, olhando para elas como irmãos e não como inimigos;

Evitar ser ingrato com aqueles que fazem o possível para nos agradar;

Evitar ser pessimista, pois sabemos que o sol nasce para todos;

Evitar usar de má fé contra as pessoas, principalmente os oprimidos;

Evitar provocar espontaneamente a ira dos outros, não tecendo intrigas;

Evitar se queixar ou se lamentar, Deus não esquece ninguém;

Evitar tramar em pensamentos (sabemos que é difícil, mas não é impossível) - EU CONSEGUI!

Evitar ser desagradável, usando palavras mesquinhas e agressivas;

Não usar de excessiva preocupação. Tudo Deus proverá no seu devido tempo.

Respeitar a dor alheia;

E finalmente, também nesse dia, ache um tempinho para conviver com a família. As pessoas levam o trabalho tão a sério, que às vezes transformam seu lar apenas em um refeitório ou pousada. Não veem e não acompanham ali as dificuldades do cônjuge na sua luta diária, e também estafante, e mesmo assim procurando fazer o máximo para lhe proporcionar uma boa recepção... E nem é notada.

Alguns pais nem percebem o quanto os filhos dariam para ter um dedo de prosa com eles, para lhes contar do seu progresso na escola, do seu novo amiguinho, do primeiro amor e dos seus temores.

Nossa compreensão nos diz que esta é a forma de jejuar que o Criador deseja que pratiquemos. Assim exercitaremos nossa mente na direção de um objetivo, e qualquer que seja, deve ser benigno. A prática nos levará a purificação do corpo para que a alma possa elevar o seu pensamento a Deus.

O ato de jejuar é uma grande prece. Deve-se, portanto, orar sempre pelo próximo, e agradecer mais do que pedir. Quanto mais desprendimento na oração, mais a criatura se aproximará do Criador.

A mais perfeita descrição bíblica sobre o jejum, está em Isaías capítulo 58, versículos 6... Que diz textualmente:

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo. É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.

... E o Senhor continua: SE expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;

Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! SE expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações."

Segundo este texto bíblico, jejuar é fazer o bem. É um ato de amor praticado em favor de alguém, válido para todos, independente do seu credo religioso.

Tenha um ótimo domingo, uma ótima semana e uma feliz páscoa.
Texto: Vicente Almeida
Republicação
17/02/2013

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O FUTURO - Por Vicente Almeida


Desculpe, você pode estar se preparando demais, para uma festa que não vai acontecer!

A cada dia basta sua preocupação. Não compensa acumular trabalhos, preocupações, angústias, na ânsia de atingir metas cada vez mais altas, apenas para acumular bens.

Faça agora o que você pode fazer agora. Usufrua daquilo que já possui.

E o futuro?

Ora, você não pode agir nele -No futuro. Dentro de alguns instantes, o futuro se transformará em agora e somente no agora  poderá executar seus planos!

É questão de esperar!

O futuro será muito produtivo, se você viver bem o agora!

Não trabalhe demais para armazenar em excesso. Pode ser que não haja tempo para usufruir, portanto, exerça o seu direito de ser feliz, aqui e agora!

Claro, seja previdente, também não vá gastar tudo que ganhou só por isto. Previna-se para suas necessidades futuras. Poupe um pouco, mas não viva para esse fim. Você irá adoecer pelo excesso de trabalho improfícuo e no tempo de usufruir, tudo que ganhou poderá ser necessário gastar com enfermidades adquiridas pensando somente no futuro e esquecendo o presente, o agora! 

O passado e o futuro são apenas pontos de referências para que entre ambos você encontre o presente, o único que conta!

Não é sem razão que ao recebermos alguma coisa boa de alguém, dizemos que recebemos um presente!

Já notou!

Nunca, nunca mesmo recebemos um passado ou um futuro. Não é verdade?

Então não se preocupe demais com o futuro.

Insisto em dizer que o que mais acontece é as pessoas se preocuparem tanto com um futuro que poderá não acontecer, que terminam esquecendo de curtir o melhor de sua vida "O PRESENTE, O AGORA!"

É no presente que tudo realizamos.

Pense Nisso!

Texto: Vicente Almeida
06/02/2013

sábado, 2 de fevereiro de 2013

QUANTO CUSTA SER FELIZ ?! - Por Vicente Almeida


Dia desses, em uma das esquinas do tempo encontrei uma jovem lamentando por sua vida.

Dizia ela:

- Isto é uma vida muito miserável! Queria mesmo era morrer! Deus nunca olhou para mim, sou um traste. E continuava discorrendo sobre seu pretenso desamparo.

Vendo que ela era uma pessoa de aparência jovial perguntei a mim mesmo:

- Por que será que ela se lamenta tanto desejando a morte? O que estará errado em sua vida?

E desejando conversar um pouco para compreender suas razões, me aproximei mais e perguntei!

Minha jovem por que tanta amargura, se você parece uma pessoa saudável e ainda na flor da idade?

- Moço esta vida que levo, nem um porco desejaria para ele - respondeu ela. E continuou:

- Veja: a rua é meu lar, a lua e as estrelas são minha colcha de retalhos, mas não me abrigam do frio, qualquer pedra é um travesseiro para mim e não possuo amigos. Ninguém faz nada por mim. NUNCA TENHO O QUE AGRADECER.

Olhei para ela! Olhei de novo! Olhei ainda uma terceira vez e finalmente ousei lhe dizer:

- Não vejo em você razões para tanta amargura! E fui muito sincero quando afirmei: Acho que você não sabe é agradecer!

Ela me olhou como ar reprovador, medindo-me de cima a baixo. 

Vamos fazer o jogo do contente? - Perguntei?

- O que é isto - interrogou ela?

- Não sei bem o que é -respondi!

Em minha juventude, certa vez li em algum lugar sobre uma menininha que queria ver todo mundo contente e inventava mil artifícios para que as pessoas se sentissem felizes, mesmo não tendo o que queriam, nem sendo o que desejavam ser.

- Ah mais eu não entro nessa, não tenho nenhum motivo para ficar contente, isto é pura fantasia exclamou a jovem!

Tudo bem! Vamos fazer assim: Farei algumas perguntas, se a resposta for positiva agradeça a Deus! se for negativa diga que Deus é mau!

Tudo bem -Respondeu a jovem, não tenho nada a perder mesmo!

Faz tempo que você foi expulsa de casa? -Arrisquei!

Mas eu não fui expulsa de casa fugi para viver a minha vida e abandonei meus pais que ainda hoje me procuram -Disse ela!

- Então agradeça a Deus por que teus pais te amam!

Voltei com nova pergunta -Quantos dias você chega a passar sem comer por falta de alimento?

Mas isto não é verdade, todo dia alguém me alimenta. Não sei como isso acontece, mas nunca falta -Foi sua resposta!

- Então agradeça a Deus por que o mundo te ama.

E investi novamente -Como você consegue viver com as doenças que tem?

O que é isto? estou com vinte e dois anos e não tenho doenças moço -Foi sua resposta!

- Então agradeça a Deus por que Ele jamais te esqueceu!

Com a minha impertinência voltei a carga -Você tem muita dificuldade por ser analfabeta?

Nunca lhe vi moço, quem lhe disse que sou analfabeta? Estudei o primário completo... E falou isto com ar de reprovação pela pergunte que fiz.

- Então agradeça a Deus por haver lhe dado pais amorosos e mestres dedicados que tentaram lhe mostrar o caminho da virtude, da felicidade e da riqueza.

Ai olhando para ela, olho no olho ousei dizer: A sua infelicidade tem nomes esquisitos como: EGOÍSMO, -É quando a pessoa só pensa em si... ORGULHO, -É quando a pessoa tem um elevado conceito de si mesmo... DESAMOR, -É quando a Pessoa é hostil e não se afeiçoa a ninguém...

...Pessoas assim vivem sós, ou terminam sós.

Você se recusa a amar as pessoas como elas são, contudo, jamais poderá modificá-las adaptando-as aos seus caprichos. Antes de pretender que o mundo se dobre a sua vontade, aprende primeiro a doar-se.

Não é o mundo que não te ama é você que não se ama.

A felicidade é feita de momentos, de trabalho honrado, de lutas e conquistas. Na sua idade, milhares já são mães de família, tem o seu lar, o seu trabalho. Infelizmente, outro tanto ainda pensa que o mundo não vale nada! Quem é mesmo que nada vale? 

As pessoas nos dias correntes, dificilmente reconhecem quando são favorecidos em alguma coisa. Imerecidamente querem sempre mais.

Após essa conversa, a jovem ficou meditativa por instantes, baixou a cabeça, nada mais falou nem olhou para mim. Aos poucos foi se afastando e fiquei observando até seu vulto desaparecer misturando-se com outros transeuntes da rua do tempo.

Até hoje não sei se fiz bem em interpelá-la.

*****************************************
Ser feliz é uma opção pessoal e intransferível. Está intrinsecamente ligado ao bem que fizermos ao próximo!
Texto: Vicente Almeida
02/02/2013