Por onde passo, gosto de observar e interrogar o PORQUÊ disto ou daquilo. Não consigo aceitar passivamente uma informação sem digerir o seu conteúdo racionalmente. E para entender, busco sempre os doutores naquele tema, e às vezes me aprofundo demais. Hoje é domingo e gostaria de passar a vocês, algo que precisa ser entendido com o coração.
Permita-me o leitor, falar de religião, mas especificamente de uma oração: A Missa, que aqui chamaremos de Santa Missa.
Nos meios católicos, ela é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual podemos dispor. Nos dias de hoje, muitos católicos, ainda não sabem o seu verdadeiro valor e significado. Alguns participam apenas por um sentido de obrigação, por tradição outros vão à missa como se fossem à uma convenção social, onde as pessoas se encontram e trocam idéias, durante a celebração. Incrível não é?
Grande parte acaba por abandonar a Igreja por achar uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo da Celebração Eucarística.
Toda missa fala a favor do perdão ante a justiça divina, tanto na liturgia da palavra quanto no evangelho, que normalmente em sua homilia são dissecados pelo sacerdote.
Espiritualmente falando, quanto maior for o fervor do devoto, menores serão as penas temporais devidas por seus pecados e excessos cometidos. Isto é um fato, pois quem ama procura sempre acertar, e sempre encontrará respostas as suas preces, ficando assim cada vez mais próximo de Deus.
Quem assiste a missa com devoção, presta a maior das honras à Santa humanidade de Jesus Cristo, que:
Compadece-se de muitas das nossas negligencias e omissões;
Perdoa-nos os pecados não confessados, dos quais, porém, nos arrependemos e diminui o império do mal sobre nós;
Uma só missa a que assistimos em vida, ser-nos-á mais salutar do que muitas a que outros assistirão por nós depois da morte.
Na missa, a benção que recebemos do sacerdote é confirmada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pois segundo Ele “O que por amor ligares na terra, também será ligado nos céus”.
Mas, se assistimos a Santa Missa, e saímos antes da benção final, terá ela o mesmo valor de escrevermos uma carta e não a enviarmos ao destinatário.
Através da Santa Missa não só nossa pessoa física, mas também nossos negócios e interesses pessoais serão abençoados.
Durante a Santa Missa, também aprendemos a evangelizar e educar os filhos na fé, afastando-os do mal, tão presente nas famílias nos dias correntes. Fale sobre Deus com seus parentes e amigos! Não tenha medo nem vergonha!
Saiba que Deus, todos os dias alimenta todo ser vivente, mesmo que não tenha trabalhado para o seu sustento, o seu quinhão estará a sua disposição no momento certo.
Saiba que Deus, todos os dias alimenta todo ser vivente, mesmo que não tenha trabalhado para o seu sustento, o seu quinhão estará a sua disposição no momento certo.
Aqui estamos falando da Santa Missa e queremos deixar claro, que Deus realmente está presente em cada celebração, assim como em todos os lugares e todas as religiões onde seu nome for louvado e honrado. Ele nos fala diretamente ao coração.
É preciso ser humilde para participar, compreender e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus durante uma celebração realizada em nome de Deus.
É preciso ser humilde para participar, compreender e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus durante uma celebração realizada em nome de Deus.
Peço-lhe, não se canse com este breve relatório, leia mais um pouco, e vamos tentar entender o significado da nossa postura durante a celebração da Eucaristia.
Presentes à celebração, não podemos ficar isolados, mudos. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, dos hinos de louvor, da posição do corpo e também do silêncio.
O canto e os gestos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma, mas também ao corpo, expressão viva da alma.
*********************************
**********************
O texto a seguir nos foi fornecido por um sacerdote, para inserir nesta postagem.
""O QUE SIGNIFICAM OS CANTOS?
O canto está a serviço do louvor a Deus e de nossa santificação. Não é apenas para embelezar a Santa Missa. Cada canto está em sintonia com o momento litúrgico que se celebra:
O CANTO PENITENCIAL nos ajuda a pedir perdão de coração arrependido;
O CANTO DE OFERTÓRIO nos ajuda a fazer a nossa entrega a Deus;
O CANTO DA COMUNHÃO nos coloca em maior intimidade com Deus para expressar nossa adoração e ação de graças.
O QUE SIGNIFICAM NOSSOS GESTOS?
SENTADO: Esta posição bastante cômoda permite você ficar à vontade para ouvir e meditar sem pressa;
DE PÉ: É o momento de ouvir com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer;
DE JOELHOS: Esta é a posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho;
GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos;
INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.
MÃOS LEVANTADAS: É uma atitude que significa súplica e entrega a Deus;
MÃOS JUNTAS: Significa recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida;
SILÊNCIO: Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Santa Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.
A liturgia da Santa Missa, nos leva ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo, que nascido de Maria, reúne em Si a Divindade e a Humanidade.
A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele"".
*********************************
**********************
Tenha um ótimo domingo e uma Feliz Semana Santa.
Texto: Vicente Almeida
24/03/2013
Vicente:
ResponderExcluirO valor da Santa Missa, pra mim, tem um significado importante. Por ocasião da Celebração, estou contrita e, elevo o meu pensamento a Deus, acompanhando as orações, procurando viver seus ensinamentos através do Evangelho e, conversar um pouco com Deus.
A Missa reprersenta um SACRAMENTO, é para mim a Renovação do Sacrifício de Jesus.
Não só vejo a importância da celebração aos DOMINGOS, todos os dias, as orações, a EUCARISTIA e a Bênção Final tem o mesmo valor. Meu ponto de vista.
Ainda tenho muito que dar testemunho de CRISTÃ! Mas, nunca é tarde para dar testemunho e ser o que diz Padre Zezinho: "AGORA É TEMPO DE SER IGREJA< CAMINHAR JUNTOS>PARTICIPAR"....
"Somos povo-esperança, vamos juntos planejar. Ser Igreja a serviço e a fá testemunhar".
É isso meu bom amigo:
"A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele"".
Concordo com sua citação.
Tenha uma BOA Páscoa!
fIDERALINA.
É...
ResponderExcluirFideralina:
Pouquíssimos católicos procuram compreender a importância da missa. Muitos vão assistir mas ao invés de sair renovados, saem com os mesmos pensamentos e princípios de antes.
Assim como Jesus se entrega de corpo e alma em nosso benefício, também deveríamos fazer o mesmo, nos entregando, nos compenetrando do ensinamento que fomos buscar no templo e ao sair ter a certeza de que algo se fixou em nossos corações.
O templo é um lugar de agradecimento coletivo. É também onde vamos buscar reforços para as lutas de cada dia. Lá também podemos pedir a Deus aquilo que de fato precisamos, por absoluta incapacidade de conseguiremos sem sua ajuda.
Outro aspecto que precisamos observar na missa é a disciplina ritualística de cada ato praticado no altar e com que finalidade - Falaremos sobre isto em outra postagem.
Muito bom, Vicente. Você citou neste comentário: muitos vão "assistir" mas ao invés de... Justamente porque "vão assistir" e não "participar" que diferente. Eu demorei a compreender a diferença porque em Várzea Alegre eu "assistia", hoje procuro ver cada detalhe os quais você muito bem citou. Parabéns!
ExcluirÉ...
ResponderExcluirArtemísia:
A disciplina da missa começa pelo horário. O sacerdote nunca atrasa! Desconheço neste país outro tipo de reunião que tenha início no horário programado?