OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

domingo, 16 de junho de 2024

 E OS AMENDOINS? -Por Vicente Almeida 

 

Como moramos em uma chácara, nossa querida Vila Encantada, a Valdênia que gosta muito de agricultura e sempre está as voltas com alguma plantação, certa vez resolveu experimentar o cultivo do amendoim.

 

E o Beto nosso zelador, oriundo das favelas lá de São Paulo, Veio morar conosco aos 18 anos, e não sabia o que era uma roça, nada entendia de agricultura, mas era muito disposto aceitando todas as tarefas que ela lhe indicava na casa e na roça.

 

Pois foi ele a vítima para plantar o amendoim!

 

Ela mandou que o Beto providenciasse para plantar meia tarefa de amendoim. Com a orientação dela, ele fez com muita satisfação. Plantou, irrigou, limpou... E o tempo passou! E ele sempre pela roça, olhando atento para ver o primeiro cacho de amendoim brotando.


beirando os noventa dias ela perguntou: 

 

- Beto e os amendoins já têm cacho? E ele respondeu: 

- Não, senhora, mas todos já têm fulor e num vi nenhuma bagem ainda! 

 

Mais trinta dias se passaram e ela perguntou novamente, Beto e os amendoins? e ele respondeu: 

 

- Olhe sá dona, as fulor caíram tudim e nada de amendoim, tem pé

que que eu tô é com pena pru que tá muchano, e ói que agôo direto. 

 

- Beto então já está tudo bom de colher, disse ela!

  

- Mas Dona Valdena, num tem um cacho e fiz tudo dereitinho como a sinhora mandô! Exclamou preocupado, ansioso e com medo quando ela visse os pés murchando.

 

- Então vamos lá que quero ver de perto – Isso é muito estranho!

 

E sairam, um na frente outro atrás.

 

Chegando na roça ela arrancou um pé de amendoim e viu que a raiz era uma beleza de cacho. Ele entre surpreso e admirado falou:

  

- Ah bom, eu tava esperano eles cachear que nem o arroz! 

- Eu não sabia que a gente comia era a raiz.


Escrito por Vicente Almeida

em 13/08/2012

2 comentários:

  1. Beto, o seu caseiro era muito diferente do Benedito, ajudante de ordens do meu pai José André. Meu pai preparou o terreno, cavou as covas e Benedito semeou os amendoins. A noite Benedito foi no plantio e catou todos os amendoins e foi comendo aos pouco. Não nasceu um só pé. Meu pai disse - Benedito os carcarás comeram os amendoins. Vamos plantar novamente , mas vamos botar veneno nas sementes. Assim fizeram. A Noite Benedito catou novamente, lavou bem lavado as sementes e depois comeu.

    ResponderExcluir
  2. E...
    Realmente, o Benedito era bem diferente do nosso Beto.

    ResponderExcluir