O João e sua companheira formam um casal maravilhoso e serão meus vizinhos por algum tempo.
Eles resolveram construir seu lar aqui bem no meu quintal, a uns vinte metros da minha casa, onde há algum tempo plantei um pé de seriguela e outras árvores frutíferas. Hoje cedo, como de costume, levantei para aguar meu jardim onde cultivo de tudo um pouco; verduras, roseiras, e uma variedade de ervas medicinais.
Em seguida desço para o quintal onde em cada temporada colho as frutas respectivas; Cajás, goiabas, mangas, abacates, caju, acerola, laranja, bananas, coco da paia, etc.
Mas hoje foi diferente, fui colher seriguelas e meus olhos brilharam de prazer, não pelo fruto vermelho e saboroso, mas, por visualizar um casal de João de Barro construindo seu lar no dorso da árvore, sim ela é selada, isto é; curvada como você verá. Quando vi a casinha, a construção já estava bem avançada.
A casinha deles é uma lindeza. Fiquei muito feliz por tê-los como vizinhos e tenho certeza que só me darão prazer, além de ser para mim uma grande honra ter vizinhos tão ilustres.
Apesar do tamanho, a construção se processa rápida e logo logo estará ocupada pela família. Essa parte escura que você verá nas fotos foi construída somente esta manhã.
É com muito prazer que vou dividir com você a minha alegria. Sim, sinto-me privilegiada pois, só conhecia casinhas de joão de Barro, em fotos ou em alguma exposição.
Eles não hesitarem em pousar para nós dentro da casinha em construção.
No Brasil o João de Barro é também conhecido como forneiro por construir sua casinha em forma de forno. É também a ave simbolo da Argentina, onde recebe o nome de Hornero.
Primeiro Vídeo. O áudio deste vídeo leva até você o som das cigarras em franca cantoria.
Primeira fase: Nesta manhã eles trabalharam bastante. Observamos que enquanto um ia em busca de argila, o outro ficava modelando a entrada.
Primeiro Vídeo. O áudio deste vídeo leva até você o som das cigarras em franca cantoria.
Segunda fase: Quando ambos saíram pude me aproximar mais e fotografar melhor.
Terceira fase: No período da tarde eles quase concluíram a entrada. Veja como a abertura já diminuiu. A parte escura é a mais recente da bela construção é a argila ainda molhada.
Texto e imagens: Maria Valdênia Lima de Almeida
05/01/2014
É...
ResponderExcluirApreciei muito ver o João de Barro em plena atividade.
Adorei as fotos do João de Barro ^-^ Ave arquiteta da natureza. Lindo...
ResponderExcluir