OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

sábado, 28 de setembro de 2013

HISTÓRIAS, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS - Por Vicente Almeida

Gostamos muito da história universal, mas, o que muito nos atrai é a história do império romano, principalmente no início do cristianismo, pois, nos identificamos muito com aquele tempo, é como se por lá tivéssemos passado uns tempos. Ás vezes nos quedamos observando aquelas imagens e sentido como se de fato tivéssemos vivido naqueles tempos e sofrido alguma das situações onde éramos sacrificados para alegria de um povo sedento de sangue. 

Hoje selecionamos o Coliseu Romano e algumas imagens para através delas fazermos uma rápida turnê usando nossa fértil imaginação. 

Imaginemos que estamos naquele tempo e vivenciando um daqueles momentos vamos rapidamente visualizar as cenas das fotos como se estivéssemos por lá.

Sentimos como se tivéssemos vivido uma dessas situações como cristão, escravo ou gladiador enviado para a arena para ser devorado por leões famintos, ou lutado igualmente e perdido a vida em combate feroz naquela arena.

Sim tudo é possível. No Coliseu, quem era induzido à força para entrar na arena, tinha duas finalidades, ser devorado pelas feras e levar a platéia  ao êxtase, ou lutar até a morte e igualmente levar a platéia ao delírio. Era assim, quanto mais sangue derramado por suas vítimas, maior era o prazer.

Em Roma daquele tempo era assim. O ser humano subalterno, inferiorizado em suas origens ou ideologias, era perseguido até a morte e após apanhado, normalmente por desagravo era colocado na arena para uma luta inglória, onde via de regra perdia a vida, que não valia mais que a vida de uma formiguinha.

Mas, não se preocupe, são águas passadas e situação superada, afinal já decorreram dois mil anos.

Se naquele tempo fechamos os olhos pelo martírio agora já não é mais necessário passar por tudo aquilo. Cristo vive eternamente e nele cremos e nos ligo inquestionavelmente.

Observem à vontade as cenas abaixo.

Daquele passado histórico e já distante, restam apenas ruínas do que um dia representou um poder sócio-econômico de gigantescas proporções que quase dominou o mundo conhecido.

Contudo, graças as ruínas monumentais deixadas por nossos ancestrais é possível estudar o passado e reconstituir um pouco da trajetória humana neste planeta.

Tudo passa. O segundo anterior jamais se repete. Em um segundo nosso planeta em sua jornada pelo espaço sideral percorre 29.800 km.







Escrito por Vicente Almeida
28/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário