OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

domingo, 5 de janeiro de 2014

JOÃO DE BARRO - Por Valdênia Almeida

O João e sua companheira formam um casal maravilhoso e serão meus vizinhos por algum tempo.

Eles resolveram construir seu lar aqui bem no meu quintal, a uns vinte metros da minha casa, onde há algum tempo plantei um pé de seriguela e outras árvores frutíferas. Hoje cedo, como de costume, levantei para aguar meu jardim onde cultivo de tudo um pouco; verduras, roseiras, e uma variedade de ervas medicinais.

Em seguida desço para o quintal onde em cada temporada colho as frutas respectivas; Cajás, goiabas, mangas, abacates, caju, acerola, laranja, bananas, coco da paia, etc.

Mas hoje foi diferente, fui colher seriguelas e meus olhos brilharam de prazer, não pelo fruto vermelho e saboroso, mas, por visualizar um casal de João de Barro construindo seu lar no dorso da árvore, sim ela é selada, isto é; curvada como você verá. Quando vi a casinha, a construção já estava bem avançada. 

A casinha deles é uma lindeza. Fiquei muito feliz por tê-los como vizinhos e tenho certeza que só me darão prazer, além de ser para mim uma grande honra ter vizinhos tão ilustres.

Apesar do tamanho, a construção se processa rápida e logo logo estará ocupada pela família. Essa parte escura que você verá nas fotos foi construída somente esta manhã.

É com muito prazer que vou dividir com você a minha alegria. Sim, sinto-me privilegiada pois, só conhecia casinhas de joão de Barro, em fotos ou em alguma exposição.

Eles não hesitarem em pousar para nós dentro da casinha em construção.

No Brasil o João de Barro é também conhecido como forneiro por construir sua casinha em forma de forno. É também a ave simbolo da Argentina, onde recebe o nome de Hornero.

Primeiro Vídeo. O áudio deste vídeo leva até você o som das cigarras em franca cantoria.


Primeira fase: Nesta manhã eles trabalharam bastante. Observamos que enquanto um ia em busca de argila, o outro ficava modelando a entrada.










Segunda fase: Quando ambos saíram pude me aproximar mais e fotografar melhor.



Terceira fase: No período da tarde eles quase concluíram a entrada. Veja como a abertura já diminuiu. A parte escura é a mais recente da bela construção é a argila ainda molhada. 

Texto e imagens: Maria Valdênia Lima de Almeida
05/01/2014

2 comentários:

  1. É...

    Apreciei muito ver o João de Barro em plena atividade.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos do João de Barro ^-^ Ave arquiteta da natureza. Lindo...

    ResponderExcluir