OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

domingo, 24 de março de 2013

O VALOR DA SANTA MISSA - Por Vicente Almeida

Por onde passo, gosto de observar e interrogar o PORQUÊ disto ou daquilo. Não consigo aceitar passivamente uma informação sem digerir o seu conteúdo racionalmente. E para entender, busco sempre os doutores naquele tema, e às vezes me aprofundo demais. Hoje é domingo e gostaria de passar a vocês, algo que precisa ser entendido com o coração.

Permita-me o leitor, falar de religião, mas especificamente de uma oração: A Missa, que aqui chamaremos de Santa Missa.

Nos meios católicos, ela é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual podemos dispor. Nos dias de hoje, muitos católicos, ainda não sabem o seu verdadeiro valor e significado. Alguns participam apenas por um sentido de obrigação, por tradição outros vão à missa como se fossem à  uma convenção social, onde as pessoas se encontram e trocam idéias, durante a celebração. Incrível não é?

Grande parte acaba por abandonar a Igreja por achar uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo da  Celebração Eucarística.

Toda missa fala a favor do perdão ante a justiça divina, tanto na liturgia da palavra quanto no evangelho, que normalmente em sua homilia são dissecados pelo sacerdote.

Espiritualmente falando, quanto maior for o fervor do devoto, menores serão as penas temporais devidas por seus pecados e excessos cometidos. Isto é um fato, pois quem ama procura sempre acertar, e sempre encontrará respostas as suas preces,  ficando assim cada vez mais próximo de Deus. 

Quem assiste a missa com devoção, presta a maior das honras à Santa humanidade de Jesus Cristo, que:

Compadece-se de muitas das nossas negligencias e omissões;

Perdoa-nos os pecados não confessados, dos quais, porém, nos arrependemos e diminui o império do mal sobre nós;

Uma só missa a que assistimos em vida, ser-nos-á mais salutar do que muitas a que outros assistirão por nós depois da morte.

Na missa, a benção que recebemos do sacerdote é confirmada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pois segundo Ele “O que por amor ligares na terra, também será ligado nos céus”.

Mas, se assistimos a Santa Missa, e saímos antes da benção final, terá ela o mesmo valor de escrevermos uma carta e não a enviarmos ao destinatário. 

Através da Santa Missa não só nossa pessoa física, mas também nossos negócios e interesses pessoais serão abençoados.

Durante a Santa Missa, também aprendemos a evangelizar e educar os filhos na fé, afastando-os do mal, tão presente nas famílias nos dias correntes. Fale sobre Deus com seus parentes e amigos! Não tenha medo nem vergonha!

Saiba que Deus, todos os dias alimenta todo ser vivente, mesmo que não tenha trabalhado para o seu sustento, o seu quinhão estará a sua disposição no momento certo. 

Aqui estamos falando da Santa Missa e queremos deixar claro, que Deus realmente está presente em cada celebração, assim como em todos os lugares e todas as religiões onde seu nome for louvado e honrado. Ele nos fala diretamente ao coração.

É preciso ser humilde para participar, compreender e aproveitar todas as bênçãos que provém dos céus durante uma celebração realizada em nome de Deus.

Peço-lhe, não se canse com este breve relatório, leia mais um pouco, e vamos tentar entender o significado da nossa postura durante a celebração da Eucaristia.

Presentes à celebração, não podemos ficar isolados, mudos. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, dos hinos de louvor, da posição do corpo e também do silêncio.

O canto e os gestos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma, mas também ao corpo, expressão viva da alma.
*********************************
**********************

O texto a seguir nos foi fornecido por um sacerdote, para inserir nesta postagem.

""O QUE SIGNIFICAM OS CANTOS?

O canto está a serviço do louvor a Deus e de nossa santificação. Não é apenas para embelezar a Santa Missa. Cada canto está em sintonia com o momento litúrgico que se celebra:

O CANTO PENITENCIAL nos ajuda a pedir perdão de coração arrependido;

O CANTO DE OFERTÓRIO nos ajuda a fazer a nossa entrega a Deus;

O CANTO DA COMUNHÃO nos coloca em maior intimidade com Deus para expressar nossa adoração e ação de graças.

O QUE SIGNIFICAM NOSSOS GESTOS?

SENTADO: Esta posição bastante cômoda permite você ficar à vontade para ouvir e meditar sem pressa;

DE PÉ: É o momento de ouvir com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer;

DE JOELHOS: Esta é a posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho;

GENUFLEXÃO (ajoelhar-se): É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos;

INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.

MÃOS LEVANTADAS: É uma atitude que significa súplica e entrega a Deus;

MÃOS JUNTAS: Significa recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida;

SILÊNCIO: Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Santa Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

A liturgia da Santa Missa, nos leva ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo, que nascido de Maria, reúne em Si a Divindade e a Humanidade.

A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele"".
*********************************
**********************


Tenha um ótimo domingo e uma Feliz Semana Santa.

Texto: Vicente Almeida
24/03/2013

4 comentários:

  1. Vicente:

    O valor da Santa Missa, pra mim, tem um significado importante. Por ocasião da Celebração, estou contrita e, elevo o meu pensamento a Deus, acompanhando as orações, procurando viver seus ensinamentos através do Evangelho e, conversar um pouco com Deus.
    A Missa reprersenta um SACRAMENTO, é para mim a Renovação do Sacrifício de Jesus.
    Não só vejo a importância da celebração aos DOMINGOS, todos os dias, as orações, a EUCARISTIA e a Bênção Final tem o mesmo valor. Meu ponto de vista.
    Ainda tenho muito que dar testemunho de CRISTÃ! Mas, nunca é tarde para dar testemunho e ser o que diz Padre Zezinho: "AGORA É TEMPO DE SER IGREJA< CAMINHAR JUNTOS>PARTICIPAR"....
    "Somos povo-esperança, vamos juntos planejar. Ser Igreja a serviço e a fá testemunhar".
    É isso meu bom amigo:

    "A Santa Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a GRANDE ORAÇÃO do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele"".
    Concordo com sua citação.
    Tenha uma BOA Páscoa!
    fIDERALINA.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Fideralina:

    Pouquíssimos católicos procuram compreender a importância da missa. Muitos vão assistir mas ao invés de sair renovados, saem com os mesmos pensamentos e princípios de antes.

    Assim como Jesus se entrega de corpo e alma em nosso benefício, também deveríamos fazer o mesmo, nos entregando, nos compenetrando do ensinamento que fomos buscar no templo e ao sair ter a certeza de que algo se fixou em nossos corações.

    O templo é um lugar de agradecimento coletivo. É também onde vamos buscar reforços para as lutas de cada dia. Lá também podemos pedir a Deus aquilo que de fato precisamos, por absoluta incapacidade de conseguiremos sem sua ajuda.

    Outro aspecto que precisamos observar na missa é a disciplina ritualística de cada ato praticado no altar e com que finalidade - Falaremos sobre isto em outra postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Vicente. Você citou neste comentário: muitos vão "assistir" mas ao invés de... Justamente porque "vão assistir" e não "participar" que diferente. Eu demorei a compreender a diferença porque em Várzea Alegre eu "assistia", hoje procuro ver cada detalhe os quais você muito bem citou. Parabéns!

      Excluir
  3. É...

    Artemísia:

    A disciplina da missa começa pelo horário. O sacerdote nunca atrasa! Desconheço neste país outro tipo de reunião que tenha início no horário programado?

    ResponderExcluir