OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

terça-feira, 24 de julho de 2012

UMA BOA AÇÃO - Por Vicente Almeida

ALGUÉM PRECISA DE VOCÊ!
Alguém já parou para se perguntar quantas boas ações faz por dia? Ou quantas deixa de fazer, mesmo sabendo que nada lhe custaria? Sabe calcular quantas oportunidades perde de praticar no mínimo uma boa ação diariamente?

Afinal quanto custa uma boa ação? Sinceramente, estes são questionamentos que devemos nos fazer frequentemente. Se é uma realidade que queremos sempre o nosso bem, por que então não desejarmos o bem do próximo, contribuindo para que ele também seja feliz?

Imaginemos que preocupados com o nosso cotidiano, nenhum ato bom foi praticado durante todo o dia, e assim ch3gou a noite, mas ao colocar o nosso corpo na horizontal para o repouso esperado, julgamos não haver mais tempo para ganhar o dia com uma boa ação. Lêdo engano, ainda poderemos ganhar o dia, mesmo ali no leito, antes que o sono nos conduza ao inconsciente mundo dos sonhos! Naquela hora ainda há tempo para um ato de bondade. Muitas vezes custa apenas o trabalho de elevar o pensamento amoroso em benefício de alguém necessitado e desejar que aquela pessoa consiga de alguma formar obter os meios para suprir suas necessidades, ou que seja bem suc4dida em algum objet1vo nobre.

O preço efetivo de uma boa ação, muitas vezes custa apenas uma palavra amiga que conforte alguém para quem o dia está cheio de amarguras, de angústias e abandono. Poderá também ser traduzido em um sorriso para alguém que saiu de casa em desespero sabe-se lá Deus por que! O olhar carinhoso e amparador dirigido a algum companheiro de jornada terrena que esteja se sentindo desamparado, sempre suavizará amarguras.

Não é possível imaginar o bem que será transmitido se o sorriso acompanhar "Um bom Dia; Boa Tarde ou Boa Noite! Pronunciados com carinho. Isto amenizará as dores da alma daquele a quem nos dirigimos.

Não será uma boa ação aquela moeda que às vezes deixamos escorrer de nossas mãos até as mãos de um suplicante, agredindo-o mais ou menos assim: - "Estou cansado de dar moedas a vocês por quê não vai trabalhar?"

Às vezes até exageramos ao dizer: - "Perdoe, não tenho troocado" Mesmo sabendo estar conduzindo algumas moedas!

É...

O mendigo não está vendo o seu bolso, mas Deus sabe que estamos mentindo. A quem estamos tentando enganar afinal: A nós, ao mendigo ou a Deus?

A verdadeira boa ação sempre estará acompanhada de uma palavra amiga, ou mesmo de um simples olhar de paz. Isto multiplicará nossos bens e nossos dons aumentando nossa luz interior. “Uns repartem o que é seu e ficam cada vez mais ricos e outros arrebatam o que não é seu e estão sempre na pobreza – Prov. 11-.24” 

É preciso tentar entender a luta desse povo simples, compreender e aceitar suas limitações, ser solidário. O mundo já é cruel demais com eles sejamos a exceção!

Essa gente tenta apenas sobreviver como pode e gostari3 tanto de ter alguém para um dedo de prosa, ao menos uma vez na vida. Eles iriam nos surpreender com sua história. Percamos alguns minutos do nosso precioso tempo com essa gente!

Boa ação é também não estimular conflitos principalmente entre irmãos que se nivelam. O verdadeiro cristão, jamais procura desnortear seu semelhante com palavras que visam promover a discórdia.

Diariamente, ajudemos alguém dirigindo-lhe um sorriso! Um olhar amistoso! Uma palavra confortadora! Mas por favor, não vamos abrir a boca para desdenhar das carências aflitivas do mundo. Aqueles a quem negamos ajuda, também são filhos do altíssimo em difícil provação neste planeta, e precisa de nós.

Não devemos destruir a ponte por onde um dia poderemos precisar passar. Para ser solidário: Não vamos esperar a chegada do natal, nem que aconteça uma catástrofe natural, nem o dia do ancião, nem o dia das mães, nem o dia da criança. Todos os dias, todas as horas e em todos os lugares, Deus nos mostra oportunidades imperdíveis para a solidariedade. Não devíamos virar as costas àquele que implora nossa assistência! 

Escrito Por Vicente Almeida
24/07/2012

5 comentários:

  1. Eh...

    O texto da postagem foi propositadamente codificado, simplesmente para demonstrar o quanto é difícil nos fixarmos em um objetivo.

    Assim como é evidente nossa capacidade de compreeder as palavras mesmo faltando letras, também é possivel realizarmos boas ações a qualquer instante.

    Não devemos ser pretenciosos ao ponto de esperarmos
    um grande momento para praticar uma grande ação.

    VEJA BEM:

    Um beija flor viu um grande incêndio na floresta. Voou muitas vezes até a fonte e voltava com agua no seu infinitamente pequeno bico, e despejava no fogaréu.

    Vendo aquilo as outras aves questionaram sobre o que ele estava fazendo. Mas o pequeno beija flor não se abalou ao dizer: "Estou tentando apagar aquele incêndio!" Aí todos riram com despreso.

    O beija flor parou em um galho por instantes e disse a todos: Estou fazendo a minha parte com a capacidade que Deus me premiou. Ele sabe o quanto posso fazer e isto me basta. Tenho muita pena de vocês...

    ...E voltou a sua tarefa.

    ResponderExcluir
  2. O beija flor fez a sua parte com a capacidade que Deus lhe premiou...os outros não fizeram nada e ainda zombaram. Grande verdade.

    ResponderExcluir
  3. Eh...

    Fátima:

    O Beija Flor tentou mostrar que uma boa ação não está na importância do ato praticado, mas no desprendimento e amor demonstrados, mesmo que pareça insignificante aos olhos dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Vicente, existe uma lei que estatui, é dando que se recebe.Fatima Bezerra Cordeiro.

    ResponderExcluir
  5. Eh...

    FÁTIMA:

    Não sei por que, mas sempre acreditei no "É dando que se recebe, ou Faça aos outros o que queres que te façam"

    ResponderExcluir