OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

DONS DE DEUS - Por Vicente Almeida

É verdade que: até hoje, não foi inventado bem maior do que um filho. Se seus primeiros anos forem irrigados com carinho, amor e bons exemplos teremos orgulho dele.

Que precisamos ser para o filho, seu melhor companheiro, seu melhor amigo, seu confidente sem nos deixar escravizar por suas vontades, nem aceitar passivamente seus excessos. O excesso elimina a qualidade.

Que uma palavra amiga estabelece freio na desordem e um abraço carinhoso, não lhe custa um centavo sequer e a paz interior que se estabelece não tem preço.

Que o melhor momento, ainda é aquele que passamos com as pessoas que amamos, pois, elas não estarão por aqui para sempre (nem nós).

Que dizer eu te amo: à sua companheira ou seu companheiro e às pessoas do nosso terno carinho faz os corações vibrarem e se encher de ternura.

Que um beijo e um abraço quando vêm de lá de dentro, curam a dor. “Por isso, valorize sua família e os amigos leais.” Não leve em conta alguma contrariedade que venha a sofrer. Isto faz parte do aprendizado.

Que cada passo que você dá em direção ao futuro é como se estivesse construindo uma ponte. Faça-a sólida, pois poderá retornar pelo mesmo caminho!

Que a prudência é a mais sábia das decisões. Você jamais se arrependerá em adotá-la.

Que exigir dos outros é muito fácil, será que estamos cumprimos nossa obrigação com eles?

Entendemos que cada ser humano recebe os dons e habilidades de que necessita para adquirir experiências e vencer seus próprios obstáculos no decorrer da sua existência.

Se algo der errado, não terá sido por falta desses dons e habilidades, mas, por que o beneficiário desviou o seu curso. Vamos exemplificar (embora não seja necessário):

O cantor recebe o dom da voz;

O carregador/estivador desenvolve músculos fortes e suporta pesos acima da média;

O médico recebe a habilidade e a capacidade para curar os enfermos e fazer verdadeiros milagres em cirurgias;

O Professor recebe o talento para transmitir seus conhecimentos àqueles que pretendem se promover na vida.

O historiador vem com uma memória privilegiada e a capacidade de fazer belas e históricas narrativas;

O sábio nasce com o dom da paciência e suas palavras são cheias de poder e sabedoria.

A mulher... Ah, a mulher dedicada, além de receber o dom da maternidade, em cujo ventre durante cerca de 270 dias, abriga e alimenta uma, duas ou mais vidas que estão intimamente entrelaçadas pelo amor, recebe também habilidades incalculáveis para exercer outras atividades no cotidiano sem descanso. São 24 horas desdobrando-se entre esposo, trabalho (às vezes externo), filhos e netos.

Todo indivíduo recebe de Deus, um dom para desempenhar certa tarefa e com o passar do tempo vai se encaminhando para cumpri-la. Como mencionamos acima, se algo der errado é que o personagem se desviou do rumo, às vezes por haver encontrado um pequeno obstáculo e não pretender se esforçar para superá-lo, outras vezes, apesar de tudo estar ao seu alcance, a preguiça o domina. É pena por que vai sofrer de graça. Pense nisso.

Escrito por Vicente Almeida
11/11/2016

3 comentários:

  1. Não se desespere ao olhar para o nosso mundo que caminha cada vez mais para o ateismo, para descrença. Pois a terra quanto mais seca, mais precisa da agua da chuva. Assim também é o coração humano: Quanto mais distante de Deus, mais sente falta dele. Você pode reparar: Deus se tornou uma necessidade. É por isso as novas seitas que vão surgindo aos montes por aí têm sucesso. O povo procura um sentido, um refugio, um fio de esperança. E o primeiro “mascate” que aparece vende o seu produto facilmente.
    O mundo de hoje está cansado de seus pecados, da situação de ódio e de violência que ele próprio criou. Mais cedo ou mais tarde as pessoas ainda vão compreender que, sem Deus, este mundo não terá condições de sobrevivência. O homem, perdendo o senso de fé, perderá também os sentimentos de fraternidade e se autodestruirá. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família”.
    Padre Juca.

    ResponderExcluir
  2. Talvez a mais rica, forte e profunda experiência da caminhada humana seja a de ter um filho. Ser pai ou mãe é provar os limites que constituem o sal e o mel do ato de amar alguém.

    Quando nascem, os filhos comovem por sua fragilidade, seus imensos olhos, sua inocência e graça. Eles chegam à nossa vida com promessas de amor incondicional. Dependem de nosso amor, dos cuidados que temos. E retribuem com gestos que enternecem.
    Mas os anos passam e os filhos crescem. Escolhem seus próprios caminhos, parceiros e profissões. Trilham novos rumos, afastam-se da matriz. O tempo se encarrega da formação de novas famílias. Os netos nascem. Envelhecem. E então algo começa a mudar.

    ResponderExcluir
  3. E...

    É isso ai. O filho quando infante enternece e cativa seja pela sua fragilidade, seja pelas diabruras que comete sem mesmo perceber o que faz, apenas faz e isto é um passo gigantesco em direção ao futuro.

    Quando endurece o pescoço, significa que está penetrando mais profundamente a área do conhecimento, se achando na condição de julgar e decidir, mesmo com falhas e riscos.

    A medida que o tempo passa mais ele adquire conhecimento, cria dúvidas e se torna um tanto ou quanto polemico e suas ideias vão tomando corpo. É a maturidade.

    Mais algum tempo e ele se torna adulto o bastante para assumir sua individualidade e deixando de ser criança e afastando as brincadeiras de criança torna-se pai e o que ele representava para o pai, agora vê no filho...

    ... E tudo se repete: Deixa o lar paterno para gerir o seu e vai se distanciando através de um horizonte novo todo seu.

    O Pai entretanto herda a melhor parte "OS NETOS".

    ResponderExcluir