OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NOSSA RAÇÃO DIÁRIA - Por Vicente Almeida


NOSSA RAÇÃO DIÁRIA - DE ONDE VEM?

Para a sobrevivência do corpo, o reabastecimento diário com substancias nutricional é indispensável. Há tempos venho meditando sobre a nossa alimentação, e os caminhos preparatórios e necessários a sua produção.

Por enquanto esqueçamos os oceanos, mares, rios e lagos e falemos um pouco da produção na superfície da terra.

Normalmente, a ideia, é a de que compramos e ingerimos todo e qualquer alimento que venhamos a necessitar, além daqueles que cultivamos de forma caseira, e ponto final!

Mas ai está o terrível engano. Não poderíamos dispor de todo e qualquer alimento que consumimos, mesmo que fôssemos abundantemente ricos, sem a concorrência de milhares de pequenos e devotados trabalhadores visíveis e invisíveis, exercendo harmonicamente e laboriosamente suas funções destinadas pelo Criador. E essas tarefas tiveram inicio, milênios antes de existirmos. – Você já pensou nisto?

Por mais poderosos que fôssemos e com todos os recursos à nossa disposição, não seríamos capazes de sozinhos produzir o nosso alimento diário. Poderemos apenas, dar o toque final. Nem mesmo um fruto capturado no pé, resulta do trabalho de uma única pessoa, ou de um único momento.

Gostaria de me fazer entender:

A cadeia produtiva do alimento tem início centenas ou milhares de anos antes da sua colheita, com o incansável trabalho de um número sem conta de pequenos organismos aparentemente rudimentares, habitantes do nosso subsolo, além daqueles, invisíveis aos olhos humanos, mas que convivem conosco na superfície, e pouca importância damos por que não os observamos trabalhando - Exceção para os estudiosos do tempo e da terra.

São exatamente essas criaturas, que revolvendo a terra, ou decompondo resíduos orgânicos, dão os primeiros passos para a fertilização do solo. E nessa transformação, gera os nutrientes necessários a germinação das sementes, que irão se transformar em produtos alimentícios como: cereais, frutos e legumes.

Essas criaturas, não assalariadas, trabalham sem cessar cumprindo sua destinação na natureza, e não se rebelam nunca.

Vejamos alguns:

AS BACTÉRIAS. Muitos acham que elas só servem para causar doenças, mas a natureza se serve desses seres, que juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta, e devolvendo-a ao solo em forma de matéria inorgânica. Assim se efetua a reciclagem, melhorando as propriedades e o rendimento do solo.

AS MINHOCAS são importantíssimas no campo da agricultura, com grande influência no aumento da fertilidade do solo, e consequentemente, na produtividade agrícola, devido principalmente à sua capacidade de transformar o nitrogênio de forma assimilável pelas plantas, além de melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, perfura-o e, à medida que cava através do solo, vai formando galerias subterrâneas e descompactando-o, propiciando a renovação do ar e a drenagem. Isso permite que ocorram atividades químicas em ritmo mais acelerado. Além disso, as minhocas comem terra, e à medida que a terra passa pelo seu sistema digestivo, vários materiais são digeridos ou decompostos em formas mais simples.

AS FORMIGAS também contribuem para a fertilização do solo, pela renovação do substrato orgânico - nutriente que serve de base para o desenvolvimento de um organismo. Em áreas naturais elas fazem parte do equilíbrio ecológico, mas, em ambientes alterados pelo homem, elas agem como verdadeiras pragas, - Infelizmente!

Além desses e muitos outros organismos, o solo ainda não estaria apto a produzir sem a concorrência dos elementos naturais básicos como a água e o ar.

A influência: total e absoluta, solar e lunar na superfície terrestre também é indispensável à germinação das sementes, cultivadas ou não.

Por último temos o trabalho humano que, no decorrer do tempo e de acordo com as necessidades, desenvolve as mais variadas técnicas de preparo da terra, plantio e colheita, ampliando a capacidade produtiva, minimizando a escassez.

Quando o solo se torna improdutivo, o homem utiliza fertilizantes naturais conhecidos, ou artificiais. Infelizmente, ao utilizar fertilizantes artificiais ou produtos químicos de combates as pragas contamina o meio ambiente com reflexos danosos e avassaladores a si e a natureza.

A nossa refeição diária, não é obtida por que possuímos dinheiro para pagar o que quisermos. Quem pensa assim comete um tremendo engano. Poderíamos ter todo o dinheiro, mas, morreríamos de fome em três tempos, não fosse a distribuição natural das tarefas atribuídas pelo Criador a cada pequeno organismo, o qual cumpre fielmente a sua finalidade, indefinidamente, e poucos percebem este fato.

Observemos que, mesmo sem trabalhar, o ser humano de alguma forma recebe diariamente a parcela necessária a sua subsistência. Deus, nosso criador sabe que isto é indispensável, então, não deixa faltar e nos envia pelos meios mais inesperados possíveis. “ISTO É AMOR”.

Por tanto devemos aprender a agradecer a Deus ao nos sentar à mesa para as refeições diárias, por que elas são o fruto de muito labor, com a contribuição de milhares de seres vivos. Insisto m ais uma vez: Não é somente por causa do nosso dinheiro que  vamos nos banquetear. A providencia divina prevê para prover com muita antecedência, para que nada nos falte.

PENSE NISTO!
Escrito por Vicente Almeida
24/08/2012

3 comentários:

  1. Vicente:

    Certa vez a Delegada de Educação me incubiu de ministrar aulas de Ciência. Questionei,pois nada sabia sobre a Matéria. Ela, simplesmente me entregou alguns livros e disse: "se vire, estude e assuma a sala de aula".... Fiquei uma fera. Aí meu caro. não deu outra. Queimei pestana para preparar as aulas. E confesso que a parte mais difícil foi o tema: "CADEIA ALIMENTAR". E hoje, ainda chateada por não dominar o assunto, me deparo com sua postagem.
    Confesso que não manjo, ainda. Não sei discutir e opinar sobre o tema.
    Entendi o que fala nos últimos parágrafos e, com certeza agardeço a Deus pelo pão de cada dia e pelo dom da vida. ELE é AMOR, sem dúvida.
    Releve as observações feitas sobre o que me ocorreu na profissão.Não é munha intenção sair pela culata. Me veio a lembrança do que ocorreu a anos....
    Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  2. Eh...

    FIDERALINA:

    Nós só aprendemos aquilo que queremos aprender, mas às vezes por força da nossa evolução é necessário acrescentar alguns conhecimentos mais ao nosso curriculum, e Deus sabendo disto nos envia os meios para conquistar aquele espaço, ainda que seja contrariando nossa vontade.

    O que você aprendeu, embora tenha ficado uma FERA, com certeza foi e é muito útil, e jamais será esquecido.

    Sabe, não se preocupe em dominar assuntos, todos sabemos apenas um pouco, uns mais, outros menos. E assim vamos trocando ideias e aprendendo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Vicente:

    Tenha certeza que suas postagens me levam para o campo da pesquisa e da conquista no desenrolar do meu aprendizado. Entro no seu laboratório e fico pensando: AH! se eu tivesse despertado a algum tempo para esse tipo de instrução!!!! Mas nunca é tarde! Me satisfaz e me alegra ter esse contacto com a cultura. A Informática, com certeza me abriu as portas e me proporcionou conectar com pessoas cultas e intelectuais.

    Acredito que a minha "sorte acontece quando a preparação encontra a oportunidade."


    ResponderExcluir