OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

POSTURA DE VENCEDOR - Por Vicente Almeida


AINDA HÁ TEMPO

Quem já não se deparou com alguma situação difícil na vida?

Acreditamos que muitas pessoas já passaram de alguma forma por momentos considerados intransponíveis, difíceis, quase impossíveis, às vezes angustiantes...

...E superaram! Inclusive você caro leitor!

Aqueles que mais sofreram certamente se preocuparam demais com o problema em si, se lamentando ou descarregando suas amarguras nos outros, preferentemente nos subordinados que nesta hora, servem muito bem aos seus propósitos como saco de pancadas. E nesta situação pagam o pato: Os filhos; O cônjuge; A sogra; Os empregados, e até mesmo aqueles que tentam ajudá-lo “Os Amigos”. Sabemos que esta conduta além de não conduzir a uma solução, amplia o problema.

Entretanto, aqueles que ao detectar uma crise, ao invés de se lamentar, passaram a administrar essa dificuldade com intenção de superá-la obtiveram êxito, pois, prenderam a sua mente com imagens positivas, e assim receberam mentalmente ou através de amigos, sugestões as mais diversas, inclusive aquelas que os levaram a sair da situação crítica. Esta é, pois a via expressa e disponível para todos.

Deus em sua imensa misericórdia nos capacitou para dominar e transformar a terra, e nós a dominamos e a transformamos. A geografia terrestre já não é a mesma. É um mundo cheio de obstáculos, amarguras, vícios e violências.

Precisamos mudar esta situação repensando nossa vida, o que está dando errado e o que está dando certo. Fácil é errar, não necessita qualquer esforço, mas para acertar, é indispensável que a nossa inteligência funcione, e não devemos ter preguiça de exercitá-la.

Estamos permanentemente em contato com as pessoas e nem sabemos como tratá-las, nem percebemos que precisamos delas mais do que podemos imaginar. O nosso sucesso em qualquer situação, depende muito da nossa conduta com nossos semelhantes.

Precisamos mudar nosso modo de ver e amar as pessoas, não tentando impor nossa vontade pelos simples fatos de se encontrarem abaixo de nós na escala do poder. Jesus foi o Rei  mais poderoso que passou pela terra. Foi também o mais humilde e não temos notícia que ele em algum momento tenha constrangido a alguém. Sua recomendação era: "Faça aos outros o que queres que te façam".

Cada indivíduo é único no meio desses mais de seis bilhões de pessoas, com ideias próprias do certo e do errado. Por tanto cada um possui seus próprios pensamentos que não nos pertencem. Poderemos nos tornar seus amigos, desde que não venhamos a transigir contra a sua individualidade, e respeitando seus pontos de vista, para que os nossos também sejam respeitados. Há uma máxima que diz "É dando que se recebe".

Muita gente pensa que adotar uma conduta coerente, de respeito, amizade e confiança, de nada adianta. Mas se alguém adota uma conduta digna e melhora, o mundo melhora acompanhando-o. Sua família será mais feliz, seus amigos serão mais leais, seus negócios farão mais sucesso. Não é isso que todos buscamos? Então mãos a obra!

Quer saber? Um minuto começa a partir do primeiro segundo, uma hora com o primeiro minuto, uma cachoeira começa com a primeira gota d'água, e a mais longa jornada com o primeiro passo. Por mais faraônica que seja a construção, ela se inicia a partir do assentamento do primeiro tijolo.

Assim também é a paz. Se a desejamos devemos dar o primeiro passo e insistir e nos manter firmes na ideia.

Nossa vida, e uma construção pessoal e leva dezenas de anos para que possamos estabelecer segurança e paz. O tempo não espera a gente melhorar, nós também não devemos esperar o tempo melhorar, quem sabe faz a hora. Vamos começar agora, já!... Desenvolvendo nossas potencialidades. Elas existem, é só acreditar.

Os obstáculos que surgirem durante a jornada fazem parte do nosso aprendizado, e estão a nossa frente, exatamente para que aprendamos a nos desviar deles. É superando-os que desenvolveremos nossa inteligência para voos cada vez maiores. Não devemos nos preocupar quanto tempo leve. Se tentarmos apressar demais o passo, ao invés de adiantar, nos atrasaremos. Tudo virá a seu tempo, desde que façamos a nossa parte.

Ao desenvolvermos nossas habilidades, inteligência e criatividade, descobriremos facilmente uma saída para cada situação vexatória que surgir. Onde muitos enxergam problemas, passaremos a ver soluções.

Os meios para nossa felicidade, não vem de fora, nasce dentro de nós. É o resultado de nossos pensamentos, palavras e atos.

Escrito por Vicente Almeida
22/08/2012

4 comentários:

  1. Vicente, você escreve muito bem. Está sempre muito inspirado. Sei que busca sua inspiração na Bíblia Sagrada. Percebe-se por "fala escrita". Parabéns! As pessoas precisam aprender a ver o Mundo com bons olhos e a viver positivamente.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Vicente:

    Nunca é tarde para se aprender nem para enxergar a vida com outros olhos.
    No início do texto já fui me questionando sobre o procurar amigos para um desabafo. Concluí que ninguém é respónsável pelos problemas surgidos, portanto, achei que não deveria assustar pessoas com o que nos ocorre. Pelo menos foi o que entendi ao ler essa passagem:
    "Aqueles que mais sofreram certamente se preocuparam demais com o problema em si, se lamentando ou descarregando suas amarguras nos outros, preferentemente nos subordinados que nesta hora, servem muito bem aos seus propósitos como saco de pancadas. E nesta situação pagam o pato: Os filhos; O cônjuge; A sogra; Os empregados, e até mesmo aqueles que tentam ajudá-lo “Os Amigos”. Sabemos que esta conduta além de não conduzir a uma solução, amplia o problema."
    Pois bem, a cada obstáculo que surge é responsabilidade pessoal. E, aceito de bom grado que falar de problemas não os diminui. Fico com a dica que vi em algumas placas: "Não diga a Deus que tem um grande problema. Diga ao problemas que tem um grande DEUS"...
    Nada mais além do que falei me é inspirado no momento.
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fideralina, conversar é sempre um ótimo remédio.
      Falar dos problemas, somente para quem é senhor dos nossos problemas.
      Há pessoas que sabem ouvir e isso basta.
      Problemas todos temos e é bom tê-los, é sinal de que estamos vivos.
      Vamos conversar?
      Um grande abraço.
      Artemísia

      Excluir
  3. Eh...

    ARTEMÍSIA:

    A Bíblia contribuiu muito para firmar meus pontos de vista sobre Deus e Jesus Cristo. Mas para entendê-la precisamos de muitos subsídios é preciso paralelamente ler as histórias de outros povos, outras civilizações, e as últimas informações arqueológicas, e até aceitar a possibilidade de visitas extra terrestres.

    Além disto ainda é preciso estar atento as últimas informações sobre o espaço sideral onde o movimento incessante e equilibrado dos astros atestam o poder Divino. Só então compreenderemos a gradeza de Deus independentemente de conotação religiosa.

    FIDERALINA:

    Como disse: Não devemos nos preocupar com o problema. Devemos usar nossa energia criativa na busca de solução.

    Quem se preocupa demais com o problema e se lamenta, nunca encontrará um meio de superá-lo.

    Devemos ter em mente que há situações fora da nossa competência, as quais não nos compete encontrar solução. Nesses casos, Deus proverá conforme julgar necessário.

    ResponderExcluir