OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

sábado, 29 de setembro de 2012

ATLÂNTIDA - EXISTIU?! - Por Vicente Almeida

ESTE É UM GRANDE MISTÉRIO - ATLÂNTIDA EXISTIU OU NÃO?

Cidade futurista de Atlântida o continente perdido, imaginada segundo as teorias. Tecnologia avançadíssima para o planeta terra de 11.000 anos atrás.

Desde menino que tenho lido sobre Atlântida o Continente perdido. Parece uma lenda, não sabemos se foi verdade ou é mais um mito, contudo é uma das histórias mais contadas e envolventes que conheço. Não faltam teorias para explicar sua existência. Centenas ou milhares de historiadores e arqueólogos já foram mobilizados em torno deste tema. Com base nas teorias, muitos caçadores de tesouros já se aventuram para encontrá-la. Vale a pena rever um pouco mais de sua história. 

É sabido que as teorias e histórias sobre Atlântida começaram na Grécia com o filósofo Platão 429-347 a.C. quando escreveu duas de suas obras: Timeu ou a Natureza, e Crítias ou Atlântida.

Platão descreve uma enorme civilização com tecnologia muito avançada localizada no Oceano Atlântico, há mais de 11.600 anos.

Uma das teorias diz simplesmente que Atlântida era uma civilização antiga, e ficava perto da Indonésia. Essa teoria é fortemente defendida por Dr. Arysio Nunes dos Santos, cientista brasileiro de currículo invejável, e confiável. Ele é físico nuclear, engenheiro eletrônico, PhD e professor de Engenharia Nuclear da universidade de Minas Gerais.

Ele, após analisar as teorias e histórias antigas, inclusive as de Platão juntou com descobertas e eventos científicos atuais, e apresentou a seguinte conclusão: "Atlântida existiu sim, e foi berço de todas as primeiras civilizações do mundo". E há relatos geológicos provando que houve uma grande elevação dos oceanos naquela época. Essa elevação levou muitos povos a contarem histórias sobre um "dilúvio," como o Dilúvio bíblico e a história grega do diluvio de Deucalião.

Alguns acreditam que os sobreviventes teriam navegado pelo mundo, e chegaram até onde hoje é a América, onde famosas civilizações foram fundadas, como os maias e astecas. Também desenvolveram-se na África e Oriente, talvez isto explique por que algumas construções egípcias, chinesas e maias sejam tão parecidas.

Para Dr. Arysio, os atlantes eram tão inteligentes que teriam criado uma bomba atômica usada até em uma guerra, acelerando o fim da era do gelo vivida na Terra. Mas todo seu conhecimento se perdeu para sempre durante as inundações, sobrando apenas coisas mais simples que puderam ser carregadas em barquinhos.
Mapa mostrando a possível localização de Atlântida, mas lembre-se é apenas mais uma teoria.

Outras teorias sugerem que Atlântida, continente ou ilha, ficava no Oceano Atlântico, no espaço entre a América do Norte e a Europa - Veja o mapa acima, e isso explica porque elas não se conectam, porque havia algo ali, já que vieram de um continente único (Pangeia). Já a América do Sul e a África se encaixam perfeitamente.

Mas há outra Teoria, a "Teoria Alienígena"


Super nave Atlântida que segundo teorias teria causado um dos grandes tsunamis da história do nosso planeta.

Dizem que Atlântida não era um continente, mas, uma gigantesca nave-mãe alienígena, movida a um combustível poderoso e desconhecido, que estava na Terra para colonizá-la espalhando as civilizações humanas.

Por isso os documentos antigos dos outros povos não sugerem uma localização específica, já que ela ficava flutuando sobre vários oceanos. Isso poderia explicar também o porque dos povos antigos acreditarem em deuses que viviam no céu e que teriam criado suas vidas.

Então, Atlântida sendo uma nave, não teria afundado e sim retornado ao espaço, e sua força de propulsão era tão imensa que teria empurrado a água para todos os lados criando tsunamis, levando outros povos a acreditar que Atlântida havia afundado.

Sempre surgem teorias novas, cada uma mais complexa que a outra. Mas será verdade que antigamente existiu uma civilização tão poderosa e avançada cientificamente capaz de mudar a história da humanidade?

Quando será que finalmente resolveremos estes mistérios? A Terra ainda esconde provas ou teremos que esperar forças exteriores para nos responder?

Texto e imagens adaptados para os leitores do Laboratório Sideral.
Fontes: Parte, Caderno de Curiosidades Junho de 2012, e parte escrito por Vicente Almeida. 
29/09/2012

Um comentário:

  1. Eh...

    Os mistérios rondam nosso planeta. Atlântida é apenas um dentre centenas.

    De um extremos a outro do globo terrestre, fatos extraordinários nos levam a crer que em tempos remotos, aqui floresceu uma civilização que atingiu um grau muito avançado em tecnologia, que ainda não foi possível ser explicado.

    Teorias também apontam para a visita de seres extra terrestres, ou seja; de outros planetas.

    ResponderExcluir