OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

domingo, 30 de setembro de 2012

PANGEIA - Por Vicente Almeida

PANGEIA - A TEORIA DO CONTINENTE ÚNICO

Segundo a teoria da Deriva Continental, há cerca de quinhentos e quarenta milhões de anos a terra era formado por um bloco único de terra, denominado Pangeia e cercado por um único Oceano denominado Pantalassa. 

Claro que nosso leitor já ouviu falar sobre PANGEIA mas, que tal rever esta história?

Pois bem. Esse bloco de terra, a mais ou menos duzentos milhões de anos, se fragmentou em dois mega continentes,  denominados:

Godwana ao Sul - Que incorporava a America do Sul, Africa, Austrália e a Índia.

Laurásia ao Norte - Que incorporava a América do Norte, Europa, Ásia e o Ártico.

E mais uma vez a parte continental da Laurásia se dividiu ficando a América do Sul para um Lado e a África para o outro lado, e a parte continental de Gowana também se divide separando a América do Norte da Europa. 

A teoria de que houve realmente a separação dos continentes foi sugerida pela primeira vez em 1596, pelo holandês Abraham Ortelius 1527/1598, pai do Atlas Moderno.

Mas a ideia da Deriva Continental foi sugerida pelo geógrafo e meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener 1880/1930, ao perceber a conexão entre as costas da América do Sul e da África que se encaixavam perfeitamente bem.

Contudo, o que foi decisivo para essa ideia foram os fósseis brasileiros que eram semelhantes aos da África, pois foi fácil constatar que aqueles animais não nadariam da África ao Brasil.

Melhor mesmo é você assistir este vídeo. Ele explica melhor essa teoria.




Escrito por Vicente Almeida
30/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário