OBRIGADO PELA VISITA

O LABORATÓRIO SIDERAL leva até você, somente POSTAGENS de cunho cultural e educativo, que trata do universo; das gentes; das lendas; das religiões e seus mitos, e de forma especial, dos grandes mistérios que envolvem nosso passado. Contém também muitos textos para sua meditação. Tarefa difícil, mas atraente. Neste Blog não há bloqueio para comentários sobre qualquer postagem.

A FOTO ACIMA É A VISÃO QUE TEMOS DO NOSSO INCANSÁVEL PICA PAU, ABUNDANTE AQUI NA MATA DA NOSSA "VILA ENCANTADA".

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROJETO DE PROBABILIDADES - Por Vicente Almeida

PRECISAMOS TER UM SONHO

Em um dia não muito distante espero, quando as pessoas tiverem consciência de que o presente é a bigorna onde se forja o futuro, irão deixar de lamentar o tempo perdido - Que jamais poderá ser recuperado,  e iniciar uma nova etapa na sua vida, elaborando um projeto para o seu possível futuro.

Que tal chamá-lo de "PROJETO DE PROBABILIDADES".

O que poderia ser isto?

PROJETO: Bem, tecnicamente Projetar é idealizar é sonhar, é ter uma meta e procurar visualizar sempre o objetivo da nossa aspiração;

PROBABILIDADE: É a possibilidade de realizar esse projeto que idealizamos!

Por exemplo: Quando vamos construir uma casa, primeiro fazemos um esboço de como ela seria. Partindo desse esboço, elaboramos a planta, ou um rascunho, e sobre essa ideia construtiva, desenvolveremos todos os meios possíveis, alocando os recursos, especificando tempo, trabalhadores e tudo mais, necessários ao início e finalização da obra.

A probabilidade de concluí-la é de quase cem por cento. Certo?

Da mesma forma, se para a construção da casa é indispensável um projeto, o que dizer da construção do nosso futuro?

Então, que tal esboçar um "Projeto de Probabilidades" para o futuro? Futuro este que terá início no momento em que nos propusermos a realizar algo dali para frente.

Isto não significará obrigação, não vai doer nada, mas representará a concepção de uma ideia, dos passos a seguir e decisões que deverão ser tomados para viabilizar o sucesso do projeto no decorrer de certo tempo!

Você também quer ter sucesso não quer?

Não significa aqui que devemos seguir a risca nossa ideia inicial. Precisamos estar preparados para algumas mudanças no decorrer do tempo. O importante é ter um ideal é iniciar.É desenvolver algum projeto que vise proporcionar bem estar e segurança no futuro.

Haverá sempre alterações à ideia inicial. Isto faz parte do aprendizado, e nunca deverá ser motivo de preocupações.

Sigamos em frente, pois haverá muitos desdobramentos e barreiras a superar. Peço apenas que antes de tudo, cada um confie em si próprio, sem ser arrogante, observando as lições da vida e ouvindo a vós da experiência. As dificuldades que surgirem, se bem observadas veremos que elas representam a maior oportunidade para demonstrar o que já aprendemos e assim traçar um desvio a fim de superá-las.

O que não podemos é fazer aqueles projetinhos de final de ano, que deveríamos realizar no decorrer do ano seguinte, e passada a euforia da grande farra, tudo fica engavetado e esquecido. Não devíamos ser tão temporais, nem nos deixar levar pela euforia do momento e articular palavras vãs em que o coração e a mente não participaram.

Aliás, quem no final de ano passado fez um projeto para este? Será que deu início aquele projeto? Será que realizou alguma coisa. Quem responder não, já perdeu muito tempo. Bem que agora poderia estar comemorando suas realizações.

Nem tudo está perdido poderemos iniciar nosso "Projeto de Possibilidades" com qualquer idade, em qualquer tempo. Todo tempo é tempo. Nosso futuro é uma construção pessoal e ninguém poderá nos substituir. 

Conversar com Deus sobre nossos projetos ajuda muito. Ele está permanentemente em nossa presença e escuta nossos pensamentos e nossas reivindicações, e nos ajudará sempre que fizermos a nossa parte. Bastante é que nossos pensamentos sejam puros e Ele nos ouvirá. Mas nada devemos prometer em troca. Deus não barganha e nunca nos favorecerá por que lhe prometemos algo. Precisamos apenas merecer... NADA MAIS!


Renomado escritor certa vez sentenciou: 

Quando iniciamos a vida, cada um de nós recebe um bloco de mármore e as ferramentas necessárias para convertê-lo em escultura. Poderemos arrastá-lo intacto a vida inteira, poderemos reduzi-lo a cascalhos, ou poderemos dar-lhe uma forma gloriosa. Richard Bach.

Precisamos ter um sonho. Sonhar e trabalhar é preciso!

Escrito por Vicente Almeida
03/09/2012

3 comentários:

  1. Boa Tarde Vicente:

    Ao elaborar um Projeto de Vida se faz necessário organizar esse projeto meditando nas palavras de JESUS CRISTO, o maior arquiteto!
    Para que possamos lançar nas metas de vida a presença constante de um instrutor que nos fornece todo o material que precisamos para a construção desse Projeto!
    A elaboração se faz necessário a presença DELE,
    desde o início até o final da CONSTRUÇÃO!
    Assim como é preciso projetar nossa casa, se faz necessário projetar a nossa partida para o outro lado da VIDA!
    É com ELE que precisamos conversar! Isto eu concordo com você.
    Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  2. Eh...

    FIDERALINA:

    A ideia é realmente demonstrar que Deus é centro de tudo. Acho até que se tivermos um projeto a realizar, e sozinhos dermos o primeiro passo, e, percebendo Deus que de fato queremos aquilo que é bom para nós, Ele nos acompanhará, orientará e proporcionará os meios para a conclusão. Faz isto de uma forma tão sutil que nem perceberemos.

    ResponderExcluir
  3. Por isso estou sempre sonhando... E de olhos bem abertos!
    Um abraço!

    ResponderExcluir